sábado, 9 de julho de 2016

Larissa Gomes - semana de 4 a 8/07

Na segunda-feira terminou o recesso na escola.
Na sexta, meu dia na escola, cheguei atrasada e não acompanhei a aula do 2° A, que é no primeiro horário.
No 1° ano A, Denilson passou um resumo sobre projeções cartográficas e resolveu, no quadro, uma questão da lista que envolve o Teorema de Pitágoras na resolução. Alguns alunos tiveram dificuldade em entender o Teorema (dava pra ver, inclusive, a cara de susto que alguns deles faziam), então o professor reexplicou diversas vezes, direcionando a explicação especialmente para o aluno com dúvida.
No 1°D Denilson iniciou a aula com uma conversa sobre o conselho de classe, onde diversos professores reclamaram do mau comportamento da turma, dpois pediu para que eu apanhasse os cadernos dos alunos e desse o "visto" nas atividades, aplicando uma nota de 0 a 3 de acordo com o que visse. Comentei que alguns pareciam ter copiado a atividade de um colega, e ele me explicou que mesmo copiando, aquilo era sinal de que eles sentaram e separaram um tempo para as atividades da escola - o que ja é um "lucro". Denilson pediu a leitura silenciosa do cap 03 do livro, e os alunos acataram.
Em conversa, Denilson me contou que os outros professores estão encontrando dificuldades com a turma 1°D: conversas, brincadeiras, uso de celular durante a aula... e que os alunos não fazem as atividades. Fiquei surpresa pois, a pesar dessa turma ser "difícil", o quadro é diferente durante as aulas de geografia e por isso Denilson ficou encarregado de ter "a conversa" com a turma.
Durante o intervalo, fomos assistir à reapresentação de um grupo do 2°A que falou sobre os conflitos na Síria. Não pude ver a primeira apresentação do grupo, mas de alguma forma pude perceber que evoluiram bastante. As falas estavam bem divididas, o cartaz estava bem feito, e abordaram o tema de uma maneira bastante satisfatória.

À tarde houve uma reunião com o nosso grupo. onde Denilson deu o feedback sobre os nossos relatos de experiência. Ele me pediu para trabalhar mais a questão do medo que vem junto com as primeiras experiências (negativas) em sala, e a relação professor/aluno que foi bastante abordada no meu relato.


Alunos do 1°D fazendo a leitura  do livro didático

Questão da lista de exercícios resolvida no quadro

Alunos do 2°A em reapresentação sobre conflitos na Síria

Nenhum comentário:

Postar um comentário