segunda-feira, 13 de junho de 2016

Larissa Gomes - semana de 6 a 10/06

Durante essa semana me preparei para falar sobre xenofobia com os alunos do segundo ano, buscando informações e exemplos em sites de notícia e artigos encontrados na internet.
Na sexta-feira os alunos do segundo ano apresentaram seus trabalhos, e o professor Denilson nos pediu que avaliássemos as apresentações e déssemos uma nota. Nathali estava conosco, pois devido a um problema pessoal não pôde estar na escola no dia dela. Segue as anotações sobre a apresentação dos grupos:

Grupo 1 – Terrorismo e guerra do Afeganistão
·         Grupo mal organizado, os integrantes ainda colavam figuras no cartaz pouco antes de iniciar a apresentação;
·         Muita coisa (impressa) escrita no cartaz;
·         Não souberam explicar o que é terrorismo, nem as imagens do cartaz;
·         O texto do cartaz foi completamente lido, e o tema foi pouco bordado.
Nota: 0,4 (o trabalho foi feito com má vontade, e o tema não foi satisfatoriamente abordado).

Grupo 2 – Guerrilha
·         O tema foi bem abordado, porém os alunos leram todo o tempo e, pelas palavras utilizadas, o texto não era de autoria deles;
·         Após a leitura os alunos faziam uma breve explicação do que tinham acabado de ler;
·         Não havia cartaz, nem figuras, nem nada que pudesse contextualizar o tema abordado;
Nota: 1,0 (a pesar de terem lido o texto, demonstraram alguma compreensão do assunto e abordaram o tema de maneira satisfatória).

Grupo 3 – Conflitos étnicos
·         Todas as integrantes do grupo apresentaram o trabalho lendo um texto no papel;
·         Cada uma das integrantes do grupo só sabia falar sobre um tópico específico;
·         Havia um cartaz com imagens, porém estava mal feito;
·         Faltou falar sobre alguns pontos importantes (ex: etnia, porque existem conflitos étnicos, etc.)
Nota: 0,8 (o assunto não foi suficientemente abordado, e absolutamente nenhuma palavra foi dita sem ter sido lida no papel).

Durante as apresentações me espantou o fato de alunos do segundo ano do ensino médio ainda estarem apresentando trabalhos dessa maneira: lendo no papel o tempo inteiro, fazendo pesquisas rasas, cartazes pouco elaborados e pouca compreensão daquilo que falam/leem. Diante dessa situação, Denilson achou melhor dar à turma a chance de apresentar o trabalho na semana seguinte.
O sinal tocou, então Lara e eu não tivemos tempo de falar sobre xenofobia.

As turmas de primeiro ano apresentaram uma peça para toda a escola, então fomos até o auditório assistir.
Na reunião geral ouvimos os informes sobre a atual situação do PIBID, com a revogação da portaria nº 46 2016 da Capes, e passamos a tratar das atividades de encerramento do plano vigente.
Faremos um relato de experiência contando, em primeira pessoa e "com sentimento", as experiências que o PIBID nos proporcionou e o que pudemos aprender ao longo da nossa permanência no programa.

Alunos do segundo ano apresentando seus trabalhos sobre Guerrilha e Terrorismo, respectivamente, e a baixo o professor Denilson dando um feedback negativo após as apresentações.

Alunos do primeiro ano apresentando a peça "Casamento na roça"






Nenhum comentário:

Postar um comentário